SOBRE
O projeto consiste na renovação de 28 quilómetros de linha férrea entre El Gourzy e Biskra, a sul de Constantine, na Argélia. A rede ferroviária argelina surgiu a partir da segunda metade do século XIX. Atualmente, o comprimento total da rede ferroviária na Argélia é de cerca de 4.440 km, dos quais 3.854 km encontram-se em operação, 449 km em via dupla e 323 km eletrificados.
O âmbito da intervenção incluía a alteração do suporte da via e, em alguns pontos, o perfil transversal tipo de forma a incrementar a velocidade de circulação e retificar alguns dos problemas de via existentes. Foi também considerado, sempre que possível, a manutenção da atual plataforma.
O projeto incluiu soluções para alguns dos problemas comuns na reabilitação e renovação de linhas férreas, tais como as instabilidades em plataformas ferroviárias (aterros e taludes de escavação), prolongamento de passagens hidráulicas existentes, proteção dos encontros de pontes e drenagem longitudinal.
O âmbito estendeu-se essencialmente à contenção da superstrutura da via (balastro, travessas e carris) e aos espaldares dos aterros em encontros, passagens hidráulicas e genericamente na plena via.