O aproveitamento hidroelétrico do Baixo Sabor é constituído por dois escalões. A albufeira criada pelo escalão de Montante estende-se ao longo de 60 km, desde a zona da barragem até cerca de 5,6 km a jusante da confluência do rio Maçãs com o rio Sabor. A albufeira criada pelo escalão de Jusante tem uma extensão de cerca de 9,6 km e ficará compreendida entre as duas barragens. A barragem terá uma potência instalada de 172 MW e produzirá uma energia média anual prevista de 460 GWh.
O GEG realizou os projetos de estruturas dos viadutos sobre os descarregadores de cheias do Escalão de Montante e de Jusante e o projeto do sistema de cofragem perdida aplicado na face inclinada do descarregador de cheias do escalão de montante.
Os viadutos apresentam tabuleiros com 11,30 m de largura e uma via de tráfego em cada sentido. Dos dois lados da faixa de rodagem existem passeios com 1,40 m de largura, com guarda metálica de segurança e guarda corpos.
Estruturalmente, cada trecho de tabuleiro é materializado por vigas pré-fabricadas, solidarizadas por uma laje betonada sobre pré-lajes. Sobre as ensecadeiras foram preconizadas lajes amovíveis.