SOBRE
O Lote 1 da Subconcessão da Autoestrada do Douro Interior localiza-se no lanço do IP2 entre Vale Benfeito e a EN215 (Junqueira), no Norte de Portugal, numa extensão total de 28,5 km.
No âmbito deste trabalho, o GEG foi responsável pelo projeto de sete viadutos com uma extensão total de 1.110 m e um túnel executado pelo método invertido “cut-and-cover” com 105 m de comprimento.
Solução estrutural
Os sete viadutos têm um comprimento total entre 60 e 349 m, com vãos correntes entre 20 e 30 m.
As soluções adotadas para os tabuleiros dos viadutos consistem em soluções pré-fabricadas constituídas por vigas I90 com 0,90 m de altura, ou vigas I150 e vigas caixão com 1,50m de altura, entre as quais se apoiam as pré-lajes pré-fabricadas e sobre as quais é executada uma laje complementar betonada in situ. A espessura total das lajes é constante em toda a largura dos tabuleiros e igual a 25 ou 30 cm.
Os pilares apresentam uma secção transversal circular, com diâmetro de 1,20 ou 1,50 m, com dois pilares por alinhamento e tabuleiro, e as suas fundações são materializadas por sapatas ou estacas, dependentes das caraterísticas mecânicas do solo.