SOBRE
O novo Metro de Doha, capital do Qatar, será um dos mais avançados sistemas de metro no mundo e tem como primordial ambição a receção do Mundial de Futebol de 2022. A rede projetada consiste em 4 linhas e está planeada para ser construída em 4 fases.
O GEG foi convidado a integrar um dos consórcios concorrentes à construção, em regime de conceção-construção, para dois dos pacotes definidos pelo Dono-de-Obra (Qatar Railways Development Company) para a primeira fase da rede do Metro de Doha (Fase 1a).
Neste âmbito, o GEG, integrado numa equipa de projetistas liderada pela WSP, uma das maiores empresas de engenharia do mundo, elaborou a caraterização geológico-geotécnica de cerca de 11 quilómetros de túneis mineiros duplos, 8 estações enterradas e outras estruturas acessórias; as análises paramétricas, de acordo com o Eurocódigo 7 que suportaram o desenvolvimento dos projetos geotécnicos; as análises de diferentes metodologias construtivas como o “bottom-up” e “top-down”, o uso de ancoragens temporárias ou escoramentos; o projeto das estruturas provisórias para todas as estações enterradas, swichboxes e poços; o desenvolvimento de documentação técnica para dar suporte às decisões de consórcio e os mapas de quantidades.