Designação do projeto | GEG – Reforço da Presença Internacional
Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-071403
Objetivo principal | Reforçar a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas
Região de intervenção | Norte
Entidade Beneficiária | GEG, LDA
Data de aprovação | 2021-04-06
Data de início | 2020-12-14
Data de conclusão | 2023-06-30
Custo total elegível | 979.006,60 Euros
Apoio Financeiro da União Europeia | FEDER 440.552,97 Euros
Objetivos, atividades e resultados esperados
Objetivos
A GEG, Lda definiu um quadro de atuação estratégica, tendo por objetivo o desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização.
Atividades
Presença em Feiras internacionais
Otimização da presença na web, através de “Web engineering
Prospeções de novos clientes em mercados internacionais
Estratégia e ações de comunicação marketing internacional
Contratação de técnicos especializados em internacionalização, marketing digital e CRM
Resultados Esperados
Aumento da presença internacional, inclusive através do aumento de exportações e do recrutamento de mão-de-obra qualificada para o efeito.
FICHA DE PROJETO
Designação do projeto | GEG| Engineering Structures for Life 4.0
Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-069517
Objetivo principal | Elaboração de Diagnóstico e definição de uma Estratégia de Digitalização que suporte a GEG no seu processo de introdução de práticas conducentes ao caminho da Indústria 4.0.
Região de intervenção | NORTE
Entidade beneficiária | GEG, LDA
Data de aprovação | 21-07-2020
Data de início | 09-09-2020
Data de conclusão | 08-09-2021
Investimento elegível | 10.000,00€
Apoio financeiro da União Europeia | 7.500,00 € (FEDER)
Objetivos
Através deste projeto pretende-se:
Conhecer a situação atual da empresa, sendo para isso essencial a realização de um diagnóstico. Assim, o serviço de consultoria a contratar deverá permitir:
− Desmaterialização de processos e a redução da dependência do papel, intensificando a entrada no mundo digital com a consequente economia de gastos de impressão, manuseamento e expedição;
− Organizar a informação e o conhecimento existente na organização de modo a que esta esteja sistematizada e ao alcance de todos os colaboradores;
− Melhoria de processos e rotinas de trabalho com revisão dos procedimentos de verificação, registo e arquivo;
− Aumento da produtividade como resultante direta da melhoria de processos introduzida e das ferramentas de trabalho que iremos disponibilizar aos colaboradores;
− Reforçar o contacto com o cliente, designadamente através da implementação de mecanismos de auscultação e de avaliação da satisfação dos clientes, opiniões indispensáveis à introdução de medidas corretivas e ao crescimento da empresa;
− Identificar as principais tendências digitais que impactam o rumo estratégico e modelos de negócio das Organizações;
− Realizar um diagnóstico que nos permita definir e formalizar uma Estratégia de Digitalização;
− Dotar os participantes com fluência digital permitindo melhorar a capacidade de tomada de decisões e estratégias incorporando os conceitos de Digital Transformation.
Pretende-se que a intervenção tenha um olhar integrado, combinando todas as dimensões que compõe a nova realidade digital, devidamente ajustadas ao que é aplicável no setor:
− Mobile;
− Redes Sociais;
− Big Data & Analytics;
− Cloud;
− Internet of Things;
− Integração de sistemas;
− Lógicas colaborativas.
Atividades
Pretende-se contratar uma consultoria especializada de diagnóstico e apoio à implementação no domínio do comércio eletrónico e de melhoria de processos digitais para promover a integração de sistemas, profissionalizar a gestão da informação dentro da organização e melhorar a relação e contacto com os clientes e com o mercado em geral.
A intervenção está estruturada em duas fases complementares:
− Realização de um Diagnóstico Organizacional que permita a definição de uma Estratégia Digital e a elaboração de um Plano de Ações, para suportar a política de investimento da GEG nos domínios do Digital.
− Implementação das recomendações e ações definidas na Proposta de Plano de Ação tendo em consideração: pertinência, grau de prioridade e a dotação financeira disponível para a fase de implementação.
Resultados Esperados
Como este projeto pretende-se:
− Mergulhar a empresa num processo de reflexão e energização próprio dos projetos de gestão da mudança;
− Dotar a empresa de soluções digitais ajustadas ao negócio e às suas especificidades;
− Transmitir ao mercado e aos clientes uma imagem de modernidade e vanguarda tecnológica;
− Aumentar a satisfação dos colaboradores em virtude de passarmos a dispor de melhores condições de trabalho;
− Reforçar a eficiência operacional e consequentemente a competitividade da empresa;
− Passar a ter um roadmap que suporte a estratégia de digitalização da empresa.