2020

Compete2020

Ficha de projeto

Designação do projeto | GEG – Reforço da Presença Internacional

Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-071403

Objetivo principal | Reforçar a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas

Região de intervenção | Norte

Entidade Beneficiária | GEG, LDA

Data de aprovação | 2021-04-06

Data de início | 2020-12-14

Data de conclusão | 2023-06-30

Custo total elegível | 979.006,60 Euros

Apoio Financeiro da União Europeia | FEDER 440.552,97 Euros

Objetivos, atividades e resultados esperados

Objetivos

A GEG, Lda definiu um quadro de atuação estratégica, tendo por objetivo o desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização.

Atividades

Presença em Feiras internacionais

Otimização da presença na web, através de “Web engineering

Prospeções de novos clientes em mercados internacionais

Estratégia e ações de comunicação marketing internacional

Contratação de técnicos especializados em internacionalização, marketing digital e CRM

 

Resultados Esperados

Aumento da presença internacional, inclusive através do aumento de exportações e do recrutamento de mão-de-obra qualificada para o efeito.

 


FICHA DE PROJETO

 

Designação do projeto | GEG| Engineering Structures for Life 4.0

Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-069517

Objetivo principal | Elaboração de Diagnóstico e definição de uma Estratégia de Digitalização que suporte a GEG no seu processo de introdução de práticas conducentes ao caminho da Indústria 4.0.

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | GEG, LDA

 

Data de aprovação | 21-07-2020

Data de início | 09-09-2020

Data de conclusão | 08-09-2021

Investimento elegível | 10.000,00€

Apoio financeiro da União Europeia | 7.500,00 € (FEDER)

Objetivos
Através deste projeto pretende-se:

Conhecer a situação atual da empresa, sendo para isso essencial a realização de um diagnóstico. Assim, o serviço de consultoria a contratar deverá permitir:

− Desmaterialização de processos e a redução da dependência do papel, intensificando a entrada no mundo digital com a consequente economia de gastos de impressão, manuseamento e expedição;

−  Organizar a informação e o conhecimento existente na organização de modo a que esta esteja sistematizada e ao alcance de todos os colaboradores;

−  Melhoria de processos e rotinas de trabalho com revisão dos procedimentos de verificação, registo e arquivo;

−  Aumento da produtividade como resultante direta da melhoria de processos introduzida e das ferramentas de trabalho que iremos disponibilizar aos colaboradores;

−  Reforçar o contacto com o cliente, designadamente através da implementação de mecanismos de auscultação e de avaliação da satisfação dos clientes, opiniões indispensáveis à introdução de medidas corretivas e ao crescimento da empresa;

−  Identificar as principais tendências digitais que impactam o rumo estratégico e modelos de negócio das Organizações;

−  Realizar um diagnóstico que nos permita definir e formalizar uma Estratégia de Digitalização;

−  Dotar os participantes com fluência digital permitindo melhorar a capacidade de tomada de decisões e estratégias incorporando os conceitos de Digital Transformation.

Pretende-se que a intervenção tenha um olhar integrado, combinando todas as dimensões que compõe a nova realidade digital, devidamente ajustadas ao que é aplicável no setor:

−  Mobile;

−  Redes Sociais;

−  Big Data & Analytics;

−  Cloud;

−  Internet of Things;

−  Integração de sistemas;

−  Lógicas colaborativas.

Atividades

Pretende-se contratar uma consultoria especializada de diagnóstico e apoio à implementação no domínio do comércio eletrónico e de melhoria de processos digitais para promover a integração de sistemas, profissionalizar a gestão da informação dentro da organização e melhorar a relação e contacto com os clientes e com o mercado em geral.

A intervenção está estruturada em duas fases complementares:

−  Realização de um Diagnóstico Organizacional que permita a definição de uma Estratégia Digital e a elaboração de um Plano de Ações, para suportar a política de investimento da GEG nos domínios do Digital.

−  Implementação das recomendações e ações definidas na Proposta de Plano de Ação tendo em consideração: pertinência, grau de prioridade e a dotação financeira disponível para a fase de implementação.

Resultados Esperados
Como este projeto pretende-se:

−  Mergulhar a empresa num processo de reflexão e energização próprio dos projetos de gestão da mudança;

−  Dotar a empresa de soluções digitais ajustadas ao negócio e às suas especificidades;

−  Transmitir ao mercado e aos clientes uma imagem de modernidade e vanguarda tecnológica;

−  Aumentar a satisfação dos colaboradores em virtude de passarmos a dispor de melhores condições de trabalho;

−  Reforçar a eficiência operacional e consequentemente a competitividade da empresa;

−  Passar a ter um roadmap que suporte a estratégia de digitalização da empresa.